
EQUEST PRAMOX GEL SERINGA 11,8G MOXIDECTINA 2% E PRAZIQUANTEL ANTIPARASITÁRIO E CARRAPATICIDA COMBATE, CONTROLE E TRATAMENTO DE PARASITAS GASTRINTESTINAIS, ECTOPARASITAS, CARRAPATOS E VERMES.
Marca: FORT DODGE
Gel antiparasitário para o auxílio no controle dos carrapatos e vermes chatos em equinos, a base de moxidectina 2%.
Fórmula:
Cada 100 g contém:
Moxidectina.................................................................2,0 g
Praziquantel...............................................................12,5 g
Excipiente......q.s.p.................................................. 100,0 g
Indicações:
Equest® Pramox* é um antiparasitário de amplo espectro altamente efetivo contra estágios imaturos e adultos dos principais parasitas gastrintestinais e ectoparasitas de equinos.
- Grandes Estrôngilos: Strongylus vulgaris (adultos e estágios arteriais L4/L5), Strongylus edentatus (adultos e estágios peritoneal), Strongylus equinus (adultos), Triodontophorus brevicauda (adultos), Triodontophorus serratus (adultos).
- Pequenos Estrôngilos: Cyasthostominae: adultos e estágios larvais, incluindo fases encistadas, das seguintes espécies: Cyathostomum spp; Cylicocyclus spp; Posteriostomum spp; Cylicodontophorus spp; Cylicostephanus spp; Gyalocephalus capitatus, Larva lumenal não diferenciada. Outros parasitas internos: Oxyuris equi (adultos e estágios larvais L4), Parascaris equorum (adultos e estágios larvais L4), Trichostrongylus axei (adultos), Strongyloides westeri (adultos), Habronema muscae (adultos e estágios larvais), Habronema majus (adultos), Dictyocaulus arnfield (adultos e larvas)
- Tênias: Anoplocephala spp; (adultos).
- Larvas de estômago: Gasterophilus intestinalis (Larvas de 2º e 3º estágios), Gasterophilus nasalis (Larvas de 2º e 3º estágios). Filárias: Onchocerca cervicalis (microfilária), Ferida de verão: (Habronemose cutânea): estágios cutâneos de nematóides da família Spiruridae (como Habronema muscae e Habronema majus).
- Carrapatos: Amblyomma cajennense, Dermacentor (Anocentor) nitens.
A administração da dose recomendada de Equest® Pramox* também suprime a produção de ovos estrôngilos por 84 dias.
Instruções de Uso:
Equest® Pramox* é embalado em uma seringa pronta-para-uso, calibrada de acordo com o peso do cavalo, de forma a fornecer a dosagem recomendada de 0,4 mg de moxidectina/kg de peso corporal e 2,5 mg de praziquantel/kg de peso corporal.
Para usar a seringa de Equest® Pramox*, gire o anel de graduação, ajustando-o ao peso do cavalo a ser tratado (com aproximação de 25 kg). Verifique se não há alimento na boca, remova a tampa da seringa e introduza-a oralmente, através do espaço interdental. Com o bico da seringa próximo à base de língua, pressione o êmbolo até alcançar a válvula. Remova a seringa e levante a cabeça do animal para assegurar a ingestão adequada do gel. Recoloque a tampa da seringa. O conteúdo restante deve ser armazenado de acordo com as instruções do rótulo. Uma única seringa permite o tratamento de um cavalo de 575 kg.
NOTA:
Equest® Pramox* é evanescente uma vez na boca, dificultando, assim, ser cuspido pelo cavalo. Cada seringa pode conter Equest® Pramox* suficiente para tratar mais de um animal, quando administrado em potros, animais em crescimento ou raças mais leves. Para evitar sub ou sobredosagem, a dose administrada deve ser baseada no peso do animal. Use uma balança ou fita torácica para melhor determinação do peso do cavalo a ser tratado.
Modo de Ação:
O modo de ação da Moxidectina envolve a interrupção de neurotransmissão mediada por canais de cloreto e, em uma extensão menor, da interrupção da transmissão de ácido gama-aminobutírico (GABA). Como resultado, os neurônios motores não são ativados e os parasitas tornam-se debilitados, impedidos de se movimentar e de se alimentar, devido à paralisia flácida. Os mamíferos não são suscetíveis à Moxidectina na medida em que estes alvos estejam localizados no Sistema Nervoso Central onde permanecem isolados da exposição à Moxidectina circulante pela barreira hematoencefálica. O Praziquantel aumenta a permeabilidade da membrana das tênias ao cálcio e outros cátions, causando contração severa e paralisia dos músculos das tênias. Esta paralisia espástica resulta na incapacidade da tênia de prender-se às paredes intestinais do hospedeiro. As tênias livres são destruídas pelo sistema imunológico do hospedeiro ou são excretadas nas fezes.
Recomendações:
Procure seu Médico Veterinário para assistência no diagnóstico, tratamento e controle dos parasitas.
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.
Condições de Armazenagem:
Conservar em local seco e fresco (entre 15ºC e 30ºC), ao abrigo da luz solar. Após a utilização, o envase deve ser incinerado ou enterrado em local autorizado, pois a moxidectina pode ser prejudicial a seres vivos aquáticos.
Segurança:
Em raras ocasiões pode observar-se flacidez do lábio inferior, ataxia e edema do focinho em animais jovens. Estes efeitos adversos são transitórios e desaparecem espontaneamente. Em casos de grandes infestações, a morte dos parasitas pode originar uma ligeira cólica transitória e diarréia nos cavalos tratados. Podem ocorrer reações adversas transitórias em potros nas doses recomendadas. Em adultos podem ocorrer reações adversas transitórias quando administrada uma dose 3 vezes superior à dose recomendada. Os sintomas consistem em depressão, inapetência, ataxia e flacidez do lábio inferior nas 8 a 24 horas que se seguem ao tratamento. Geralmente não é necessário nenhum tratamento sintomático e de modo geral a recuperação é completa ao fim de 24 a 72 horas.
Não existe nenhum antídoto específico.
Programa de Controle de Parasitas:
Em potros, o tratamento inicial é recomendado aos 6,5 meses de idade, depois do qual eles devem ser incluídos em um programa de rotina de retratamento. Por promover especial e único controle de pequenos estrôngilos encistados (Cyathostominae) e tênias, ele pode ser particularmante útil na redução de frequência de dosificação em programas de tratamento estratégicos. Consulte o Médico Veterinário para auxiliar na preparação do programa que mais se adeque às necessidades dos animais. A administração da dose recomendada de Equest® Pramox* também suprime a produção de ovos de estrôngilos por 84 dias. Este período residual reduz a contaminação das pastagens e promove um período de proteção contra reinfecções em cavalos e pôneis mantidos no mesmo pasto.
Cuidados e Restrições de Uso:
- Não usar em outras espécies, para as quais a segurança dessa formulação não está determinada.
- Não administrar em éguas gestantes ou lactantes.
- Deve-se ter extremo cuidado ao tratar potros, cavalos jovens ou raças miniaturas, pois a superdosagem pode resultar em sérias reações adversas.
- Equest® Pramox*, assim como todos os outros medicamentos, deve ser mantido fora do alcance de crianças e de animais domésticos.
- Evite fumar ou comer durante o manuseio. Lave bem as mãos após o mesmo.
- Em caso de contato acidental com a pele, lavar com água abundante e sabão.
- Se ocorrer contato acidental com os olhos, lavar com água abundante.
- Se persistir irritação ou qualquer outro sintoma atribuível à exposição a este produto, consultar um médico, levando o cartucho como referência.
- Em caso de ingestão acidental, induzir o vômito.
- Este produto é tóxico para peixes e organismos aquáticos.
- Não contaminar rios e lagoas com o produto ou seringas usadas.
Período de Carência:
Carne e vísceras: 64 dias.
Leite: Não administrar em éguas em lactação cujo leite se destine ao consumo humano.
Apresentação:
Seringa plástica graduada, descartável, contendo 11,8 g.